Como conseguir uma promoção no trabalho?
como conseguir promoção no trabalho

Faz parte do crescimento profissional visar uma promoção, um reconhecimento pelo trabalho de excelência executado, mas antes de pleitear uma ascensão profissional, o funcionário deve avaliar se a empresa tem estrutura para o seu crescimento profissional, esse deve ser um dos diferenciais na escolha do empregado ao visar permanecer, apostar sua vida profissional em uma determinada empresa.

Quando de fato, houver a possibilidade, a oportunidade de promoção o próprio funcionário deve fazer uma autoavaliação, se está cumprindo suas funções com certa facilidade, se domina a área de atuação. Solicitar uma avaliação, um feedback, dos seus superiores, questione-os se estão satisfeitos com o seu trabalho, se existe algo a ser aprimorado, demonstre que você está disposto e preparado para ter mais responsabilidades.

Passado esse primeiro momento de se autoanalisar seu desempenho laboral, é necessário tornar público essa ambição de almejar novas oportunidades, quando a empresa não tem um plano claro de cargos, o funcionário deve ter a iniciativa, mas a partir desse momento, o funcionário deve estar preparado para defender os motivos merecedores para essa promoção, não se trata somente do trabalho em si, são avaliados também questões comportamentais do empregado, o seu relacionamento com os demais colegas, e principalmente o seu comprometimento com a sua carreira, estar sempre atualizado é um diferencial.

Não é fácil se impor, pois ao demonstrar interesse numa ascensão profissional, você se coloca em destaque, podendo ser testado, exatamente para que os superiores tenham elementos que justifiquem se faz jus a esse novo cargo.

Contudo, muito se engana quem acha que aptidões técnicas são necessariamente o diferencial determinante, pois, cada empresa adota seus critérios, e acredite o tempo não o torna automaticamente qualificado. Fato que realizar suas funções com primazia, a relação interpessoal entre os demais funcionários certamente será um diferencial. De acordo com a pesquisa realizada pela revista Você S/A 87% das demissões ocorrem por problemas comportamentais e apenas 13% por problemas técnicos, ou seja, ter uma conduta resolutiva, além de características como empatia, proatividade, sociabilidade, flexibilidade, discrição são muito bem avaliadas no ambiente corporativo. Dentre essas características tão almejadas no âmbito profissional, acredito que ter postura resolutiva, com foco na solução, e não em evidenciar os aspectos problemáticos faz do funcionário um líder.

Mas nem tudo são flores, por mais que o funcionário se destaque, demostre proatividade, tenham os requisitos necessários que fundamentam uma ascensão profissional, o mundo adulto é assim mesmo, e nem tudo sai como o planejado, ou seja, essa promoção pode não se consolidar, e se isso acontecer, cabe fazer uma autoavaliação, não é porque você não foi promovido que não seja um bom profissional, ou que existe alguma perseguição contra você.

Procure seu gestor e peça um feedback, assim você poderá se dedicar no seu aprimoramento; a lapidação faz parte do crescimento profissional, os não’s estão e estarão sempre presentes, e aliás são fundamentais para um futuro de sucesso.

Mas também esse pode ser  o momento de realinhar a rota, talvez a atual empresa não tenha o seu perfil, e seja o momento de buscar novas oportunidades, de se testar, mantenha seu curriculum atualizado, tenha perfil em redes sociais voltadas ao ambiente corporativo, esteja pronto caso a oportunidade daquela vaga dos sonhos passe na sua timeline.

Artigos em destaque!

still-life-with-scales-justice (3)
O DIREITO NÃO É A LETRA FRIA DA LEI – Sobre Dispensa Discriminatória
top-view-career-guidance-items-judges
Serviços jurídicos mais procurados pelos brasileiros
woman-reading-book-library
Por que o curso de Direito é um dos mais procurados há tantos anos?
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?